16 de janeiro de 2004

cabecinha IBM ao quadrado

O senhor Manuel Moniz respondeu assim:
“Que rica maneira de se referir a alguém, caríssimo Nuno, sua mente brilhante. O máximo da educação, sem dúvida. O chá devia estar estragado, certamente. Olhe, Nuno, estes popularismos ficam-lhe muito bem, de facto têm tudo a ver com a sua fama em Ponta Delgada! Quanto à teoria dos 5W, teria muito gosto que me ensinasse. Já agora, coloque-a aí no seu blog para todos nos deleitarmos… Olhe, só uma precisão: quando diz que eu sou um imenso bloco de merda, tem toda a razão, mas o seu problema é de perspectiva: você não estava a olhar para a minha cabeça, mas sim para o meu traseiro no preciso momento em que eu estava a obrar... Está esclarecido? (Como penso que a sua recente fúria contra o meu rabo se deve ao artigo sobre homossexuais, aconselho a pedir ao Alexandre do blog das Ilhas o meu comentário. É PRECISO SABER LER ANTES DE ESCREVER! Bom, e fica o desafio: coloque esta resposta no seu blog (será que é um sistema contemplado pela tal lei dos 5W?)...
DIÁRIO DOS AÇORES
O mais antigo quotidiano dos Açores
Fundado em 1870
diario@da.online.pt
http://www.da.online.pt”


A blogosfera Regional, com todo o seu rigor e profissionalismo, já começou a incomodar alguma classe jornalística. Vejam a resposta do aprendiz de Jornalista e aspirante a director de Jornal, Manuel Moniz ao meu post de antes de ontem.
Acreditem meus amigos. O MM que ao que dizem é Jornalista, não conhece e nunca ouviu falar da teoria dos 5W. prometo esclarecer.
Bem! Eu não sou Jornalista muito menos professor de Jornalismo mas aprendi este princípio básico do Jornalismo com Manuel Jacinto Andrade ou com Osvaldo Cabral, não posso precisar. Contudo, sei que foi na disciplina de Jornalismo no meu 10º ano de escolaridade na Escola Secundária Antero de Quental. Nunca mais o esqueci. Não é necessário beber chá para não esquecer os princípios mas, por puro acaso, bebi e bebo muito, sou um grande apreciador da secular bebida. O Sr. Moniz não tem obrigação de saber. Eu até fui criado com muito chá. A minha Família era produtora e ainda é da preciosa folha de camélia sinensis. Ao invés sou abstémio o que me permite uma enorme clareza de ideias independentemente da hora do dia.
Embora o pudesse fazer, afinal não sou Jornalista. Quando leio uma noticia ou um artigo escrito por um Jornalista, busco quase automaticamente a resposta a este principio básico.
No caso do artigo do Sr. Moniz que confundiu Homo sexuais com pedófilos e outras confusões, além de mal escrito não está provido de qualquer rigor jornalístico.
Eu posso “blogar” ou “postar”, como quiserem, usando o palavreado que entender, para cá virem vêem de graça, vêem se quiserem e sabem que este é um “blog” generalista e totalmente da minha responsabilidade. No caso do sr. Moniz, ele tem que responder perante o seu director e perante o seu sindicato, e perante as mais elementares regars da ética jornalística.

P.S quanto à regra dos 5W puxe pela cabecinha que talvez chegue lá. Mas não pense muito que este último neurómio quase afogado em bosta com M pode pifar de uma vez para todo o sempre.

Foguetabrase- O mais antigo Blog dos Açores e um dos mais antigos de Portugal, Livre, umbiguista, pessoal e intransmissivel, directo, sem papas na lingua, reserva-se o direito de ser LIVRE.

Sem comentários:

Arquivo do blogue