2 de fevereiro de 2004

Espanhois a pescar ilegalmente nos Açores??????

“Instado a comentar notícias vindas a público, de que existem barcos espanhóis a pescar na Zona Económica Exclusiva Açoriana, Vasco Cordeiro adiantou que já foram tomadas todas as medidas legais para sanar a situação, tendo sido comunicado o caso à Marinha Portuguesa e ao director-geral das Pescas, porque, no entendimento do Governo Regional, tal actividade não tem qualquer fundamentação legal.
O secretário Regional da Agricultura e Pescas anunciou, ainda, que já expôs o caso ao ministro do Estado e da Defesa, Paulo Portas, a quem solicitou um aumento dos meios de fiscalização, ou, pelo menos, das acções, quer aéreas quer navais, na ZEE dos Açores, para que situações desta natureza não passem impunes”.
Li a noticia aqui.Não sei se devo dar crédito à forma como a mesma está escrita. A noticia, segundo o SRAP, “não tem qualquer fundamentação legal”. Nem tem qualquer outro tipo de fundamentação, foi uma invenção de uns senhores que de vez em quando gostam de agitar esse fantasma.. Uma coisa é certa. Os Espanhóis não estão a pescar nos Açores. O mau tempo de ontem e hoje confirmou as minhas suspeitas. Se estivessem embarcações espanholas dentro das 200 milhas da sud-zona A da ZEE-Açores, tinham que ter arribado aos portos dos Açores para fugirem ao mau tempo.
Como não vieram é porque não estavam.
Meus amigos. Isto aqui nem tem peixe para nós quanto mais para os Espanhóis!

Sem comentários:

Arquivo do blogue