7 de março de 2004

1961 Septimanistas do Liceu Nacional de Ponta Delgada

Entre umas olhadas ao monitor do computador a preparação de um coelho bravo de vinha d’alhos para o Jantar e a intromissão nos diálogos do Professorisses com os seus amigos Carlos e Ana Afonso sobre o Corvo, Estive todo o Santo Dia trabalhando. Estive mais propriamente a transladar e arrumar livros e velharias que estavam despertas pelas últimas três casas onde morei. Cada uma das coisas que fui arrumando ou numa prateleira, numa vitrina ou numa caixa de sabão vazia, suscitava-me um “post” no fim só posso dizer que de tanto material e de tanta ideia, tenha a cabeça de tal forma que não consigo escrever mais do que isto.
Só uma destas coisas me levou a escrever.
Ontem cheguei ao professorices ou ele chegou a mim, não me recordo. Mas parecia-me mais um daqueles Açorianos ilustres mas dos quuais ninguém fala. O João apresentou-se e trocamos algumas mensagens ou no espaço de comentários do blogue quer por
e-mail. Fiquei assim a saber que havia sido colega e amigo do meu sempre Saudoso tio José Nuno.
Eis senão quando, no “lufa lufa” do esvaziar de mais um caixote me deparo com um pequeno livrinho. Escrevi ao João:
O João de pronto respondeu e deu-me autorização para usar a sua informação. Talvez não interesse a muitos mas eu achei que devia registar aqui:

Março de 1961
Visita de confraternização à Ilhas do Oeste dos septimanistas do Licei nacional de Ponta Delgada.

António João Carreiro e Silva
Interrompeu a universidade para fazer o serviço militar na Reserva
naval. Herói à maluca, de grande coragem, ganhou uma Cruz de Guerra na
Guiné e profissionalizou-se na marinha. Homem de excelente feitio,
amigo de toda a gente, só tinha como problema a irresistibilidade pelas
meninas.

Armando Jorge L Moniz

Carlos M Freire Oliveira
Filho de um professor de inglês que marcou gerações, o dr. Eufrásio
Oliveira, infelizmente já desaparecido. Fez uma excelente carreira
médica em Coimbra, é professor catedrático e um dos oncologistas
portugueses bem conhecido. Toda a gente o conhece pelo seu
inconfundível laço...

Ernesto José Gouveia Macedo
Economista, não sei que posição ocupa hoje. A seguir ao 25 de Abril
teve uma acção excelente como adido comercial junto da recém-aberta
embaixada em Moscovo, tendo estabelecido as primeiras relações
comerciais e salvado muitas empresas da ruína (sei-o, por exemplo, por
um então administrador dos Estaleiros de Viana do Castelo).

João Jacinto Soares de Albergaria Pacheco
Amigo dos de mais estimação. Creio que hoje gerente do Banco Pinto e
Sottomayor em Ponta Delgada (já não é, penso que está reformado). Tenho a impressão de que este banco já não existe, mas ele deve estar no seu sucessor. Casou com a Teresa, nossa colega de curso, dedicada educadora infantil e pessoa encantadora.

João Manuel de Vasconcelos Costa
Este pobre escriba, que vai tentando a difícil conciliação de cada vez
mais ser um homem do mundo e um homem da pequena terra e do tanto mar
das ilhas maravilhosas; que confessa que, por isso, tem frequentemente
problemas existenciais; que se identifica tanto com Antero nesse
conflito entre a grandeza da ambição (ou da missão?) e a pequenez do
horizonte, mas que está longe da impulsão do seu fim; que já chegou a
uma idade em que, perante a "choldra" do Eça sempre actual, diz muitas
vezes "Porra, sou lúcido!"

José Nuno de Almeida e Sousa
Homenagem sentida á sua memória. "Chateávamo-nos", às vezes, como
jovens, mas sempre bons amigos. Como disse há pouco, do canto do clube.
Quantas histórias... o doutor, o Ventura, o Maximino engraxador, o

Jorge Cortes Rodrigues (pobre pai, magnífico, com esse desgosto)

António Gentil Lagarto
Vi algumas referências a uma carreira de gestor feita na alçada do
abafante PSD. Creio que foi presidente da EDA, mas não tenho a certeza.

António Manuel M. Branco Camacho

Um homem de grande qualidade de que nunca mais soube nada. Alguém me dá
alguma informação?

António Manuel do Rêgo

Antero Manuel Neto Viveiros

Arnaldo Jacinto Medeiros Costa~

Carlos Eduardo Pereira Duarte

Um "cromo"! Amigos do peito, fomos companheiros de quarto em Coimbra.
As histórias comuns que podíamos contar desde o licor beirão
(lembras-te da D. Benvinda, Casiá?) até tantas outras das personagens
coimbrãs que conhecemos: o Teixeira, o Trás-os-montes, aquele adelo de
S. Cruz, de que já não recordo o nome, que era masoquista e que nos ia
aumentando o preço de compra da camisa velha por cada bofetada que
apanhava. O Carlos Eduardo é hoje pediatra em ponta Delgada e
recomendo-o!

Duarte José Carvalho de Freitas
Um momento de silêncio. Um bom amigo, desaparecido há alguns anos em
circunstâncias trágicas.

Eduardo Manuel de Lima Teixeira
Filho de uma pessoa conhecido de todos nós jovens, o Dr. Teixeira,
Secretário do nosso Liceu. Nunca mais o vi. Mas, como o mundo é
pequeno, muitos anos depois, uma das minhas filhas teve como uma das
suas maiores amigas uma filha do Eduardo, uma jovem encantadora.
Mandávamos abraços pelas filhas!

Francisco Afonso do Canto H. Noronha
Uma personagem com aspectos muito curiosos. Alguma tendência para a
efabulação, mas com piada.

Hermano Manuel Silveira Vicente
Outro amigo bem chegado, nessa idade, mas que perdi de vista. Começou
por estudar na Academia Militar, depois engenharia no Técnico. também
gostava de saber o que é feito dele.

João Alberto Linhares de Deus
Outro de que só tenho notícias indirectas. Como o mundo é pequeno, uma
sobrinha dele, nada e criada em Lisboa, é hoje minha nora.

João Francisco Frias Aguiar

Jorge Félix Furtado Dias

José Augusto Pavão de Sousa

Leonilde António M. V. Botelho

Luís Francisco de Sousa Rebelo

Luís Jorge Silva de Oliveira

Médico obstetra, creio que a praticar em S. Miguel, continuámos colegas
pelos estudos médicos fora. Em Coimbra, chegámos a partilhar um quarto
de aluguer.

Manuel de Medeiros Silva
como sabem os do meu tempo, o Manuel era o meu grande rival em
classificações de estudos, o que nunca perturbou a nossa amizade. Eu
batia-o num aspecto, e não era preciso ser muito dotado para isso - na
ginástica. Nunca vi ninguém menos dotado para o exercício físico do que
o Medeiros Silva. cabeça brilhante, do melhor que pode haver, formou-se
e doutorou-se no Técnico, onde hoje é professor catedrático.
Infelizmente, não temos tido muito contacto. Com o aumentar da idade
comum, eu teria muito interesse em comparar o que é que nós, sempre a
par, temos acumulado em sabedoria.

Sem comentários:

Arquivo do blogue