21 de março de 2004

O meu Liceu

O João do professorices lançou um "post" sobre o nosso Liceu. O Carlos, Pai da Ana, desafiou os restante conterrâneos "blogosféricos" a participarem. Eu aqui estou.
O meu Liceu. No meu tempo chamava-se Escola Secundária Antero de Quental, Mas será sempre o meu Liceu. O liceu que foi do meu avô e do meu pai. O liceu que vinte anos depois do João sair foi o meu Liceu. Com “cromos” como os que havia no tempo do João, o cromo principal não era o “Casiá” era o Tadeu ou o Amâncio Faria e Maia .
O Amâncio era aquele tipo que parecia e parece andar sempre em campanha eleitoral, acho que o Amâncio nunca foi candidato a nada mas é um politico nato. Quando me dirigia a ele com a tradicional saudação matinal:
– “Bom dia, Amâncio”- respondia seca e prontamente - amanse-o Você que eu já o amansei.
Recordo os dias que passei a recrutar alunos para se matricularem em Latim para que a cadeira passasse a existir no meu liceu. Missão cumprida. Recordo o Jornal "Antero" que fiz com a ajuda do Rui Silva e da Professora Natália Almeida. Acho que ainda se publica. Recordo uma semana de Latim de organizei com a Professora Margarida Palhinha Machado Pires.
Recordo com alguma sadade as conversas mantidas com alguns dos professores, Margarida Machado Pires a Professora que mais me marcou. E outros que de forma indelével deixaram um importante registo na minha vida e que comigo travavam discusões muito interessantes, Eu roçando quanse a arrogância de querer contrariar o mestre. Eles com mestria, usando da sua spaiência para contrariarem as minhas ideias radicais, Natália Almeida, Conceição Teixeira, Manuel Sá Couto, Olga Faria, Alberto Moura, Fátima Patrício, e mais e mais e mais...
Recordo os dias de luta politica pelo poder na Associação de Estudantes, os copos de vinho de cheiro no Avião, os meios pães com pé de torresmo. O Agostinho..... e mais e mais e mais. O João e o Carlos que me perdoem mas há tanto para dizer sobre o meu liceu que vou fazê- lo no Foguetabraze.
(Este "post" foi escrito a partir de um comentário num post do Professorices)

Sem comentários:

Arquivo do blogue