18 de junho de 2004

Novo modelo


A recente decisão do Governo da República sobre o novo regime de ajudas e concessão de serviço público de transporte de passageiros via aérea entre as Regiões autónomas e o Continente, é um passo de gigante para a economia Açoriana.
Agora estão já criadas as primeiras condições para a liberalização das rotas, teremos mais companhias e mais oferta, a qualidade do serviço pode até diminuir significativamente, mas o aumento da oferta e a possibilidade de escolher horários compensará essas falhas. Não acredito que todas as rotas sejam apetecíveis para as três operadoras nacionais ou até para alguma estrangeira. Contudo, certamente Terceira e São Miguel serão bastante beneficiadas. Esta última precisa bastante já que com o modelo montado actualmente está bastante prejudicada uma vez que os passageiros em trânsito das outras Ilhas têm prioridade em relação aos locais, até mesmo nas listas de espera o que tem provocado enormes constrangimentos.
Mesmo tendo em conta que o preço do bilhete será único e fixo,, a verdade é que, com este modelo e com a concorrência, os cofres do Estado ficam beneficiados e isso reflecte-se, a médio e longo prazo na economia e no custo e qualidade de vida dos cidadãos.

Sem comentários:

Arquivo do blogue