13 de julho de 2004

"esperar por D.Sebastião quer venha ou não"

As manchetes do Público, ultimamente não acertam uma. Há dias era dada como certa a dissolução da Assembleia da República, menos de 24 horas depois o Senhor Presidente da República anunciava precisamente o inverso.
Hoje, enquanto regressava a casa sentado num dos muitos lugares vazios de um Airbus 310-300 da Sata-Internacional, li o seguinte título em destaque, "António Vitorino prestes a avançar para a liderança do PS". Pouco depois chego a Ponta Delgada e o meu Amigo Abel Carreiro já havia deixado um comment no meu último post a criticar eu ainda não ter dito nada sobre a fuga do "D. Sebastião" que os socialistas esperavam regressar de Bruxelas com os nevoeiros de Outubro .
Confesso que estava à espera que Vitorino avançasse, mas afinal o Homem nem é grande nem é grande coisa. Começa a haver algum nervosismo no Partido Socialista. Algumas figuras tidas como boas para liderar o Partido temem a luta eleitoral com a dupla PSL&PP (não se importam com as siglas pois não?). O primeiro já fugiu foi Ferro Rodrigues, segundo Sarsfield Cabral, no Diário de Noticias de ontem, "um líder fraco", não vejo como é que um Homem que dá ao seu Partido o melhor resultado de sempre pode ser classificado como "um líder fraco".
Depois foram as fugas de Coelho, Lamego e Sócrates que, ao empurrarem descaradamente Vitorino para a cabeça do Toiro se demarcaram da corrida e tentaram garantir um lugarzinho na contra ajuda ou quem sabe como rabejadores.
Agora a fuga do D. Sebastião, que não havia ido a cavalo para Alcácer Quibir mas sim montado num enredo fiscal para Bruxelas, se bem me lembro por causa de uma SISA ou algo parecido, nada comparável a uma manta da TAP tantas vezes usada como bandeira, ainda recentemente, por alguma esquerda menos séria.
Ficamos à espera dos candidatos.
João Soares já se assumiu, declarando a sua intenção de candidatura e de "acabar com a lógica dos unanimismos em que as coisas se decidem à mesa dos cafés nas costas de toda a gente". Será que Lamego, Coelho e Sócrates vão rever as suas estratégias ou João Soares será ele próprio uma vitima dos tais unanimismos que tanto condena?

Sem comentários:

Arquivo do blogue