21 de setembro de 2004

"Ditadura" da minoria

Com cerca de 100 mil eleitores, 53 por cento dos inscritos nos Açores, a ilha de São Miguel vai eleger nas regionais de 17 de Outubro apenas 19 dos 52 deputados da Assembleia Regional
Um sistema eleitoral mal concebido e mal organizado, sem ter em conta o valor dos votos de todos os Açorianos, sobre o qual, todos os partidos anunciam projectos de alteração, mas ninguém quer mexer. Permite uma das maiores injustiças da eleição dos mais altos representantes do Povo no poder político.
O sistema eleitoral, para a eleição de deputados à Assembleia Legislativa Regional dos Açores, só pode ser mais justo, aumentando o número de deputados, mas como isso é um discurso pouco eleitoralista, e que aumenta a probabilidade de eleição de deputados dos partidos com menor expressão eleitoral, ninguém o quer fazer.
Ora, aumentar a representatividade e o leque ideológico é o que de melhor poderia acontecer a um parlamento em crise de identidade e de confiança dos cidadãos. Assisti no actual sistema é fazer mais do mesmo. Logo os resultados são mais do mesmo.

Arquivo do blogue