27 de janeiro de 2005

Hoje há 104 anos

A 27 de Janeiro de 1901, morreu Giuseppe Verdi. O autor das famosas operas Aida, Rigoletto, Otello, Macbeth, Simão Bocanegra, entre outras. Morreu em Itália depois de ter vivido em Paris e Londres. No regresso, 1870, começou a trabalhar na Aida, opera que ofereceu à Cairo Opera House, como forma de marcar a abertura do Canal de Suez. Já em Milão, onde viria a falecer compôs Falstaff de Shakespeare.
Morreu nessa mesma cidade, rico, autoritário como sempre havia sido mas com uma sensibilidade social e caritativa impares que faziam dele uma das pessoas mais visitadas da cidade.
Além de músico, Verdi foi também político. Lutou pela unificação da Itália. O seu nome foi mesmo utilizado pelos adeptos do resorgimento, como slogan de campanha pintado pelas paredes de Roma. Os partidários do movimento de unificação da Itália escreviam, assim, pelas paredes o nome de Verdi, tendo como signicicado um apelo à unificação e à entronização daquele que viria a ser p primeiro Rei da Itália unificada.
Vittorio
Emanuele
Rei de
Itália.
Não posso ir além dessa minha singela homenagem a Verdi, perdoem-me os que sabem dessa poda a minha intromissão. Provávelmente este post encerra alguma imprecisão pois foi escrito apenas fundamentado nas memórias que guardo, de conversas com uma amiga especialista no assunto (a melhor especialista no assunto).
peço, por isso, perdão.

Arquivo do blogue