1 de março de 2005

Continuando na aviação civil

Uma má interpretação ou uma propositada maldade, de um leitor não identificado convenientemente, requer alguns esclarecimentos em relação ao meu post anterior. Normalmente não respondo a anónimos. Contudo o facto das interpretações do dito serem abusivas leva-me a esclarecer. Não se trata de fechar ou abrir a Ilha. A Ilha está aberta via São Miguel. É mais rápido 30 minutos (segundo o horário oficial da SATA) sair para Lisboa via Sata Air Açores e depois Sata-Internacional do que fazê-lo no tal voo de Quinta ? feira que também vai por São Miguel. Aliás os passageiros já se aperceberam disso, com excepção para os dias 20 de Janeiro e 17 de Fevereiro, em todos os outros o número de passageiros a chegar é superior ao de número passageiros a partir. Há ainda a acrescentar o facto de que, saindo directo, o Mariense que vai trabalhar perde a manhã de, Quinta-feira, assim como o perde o que for de férias. Saindo por São Miguel, o que vai de férias, gasta 5 horas da noite o que vai trabalhar não perde horas de expediente. Contas são contas e quem as faz sabendo o que faz tem sempre razão. Além disso, os custos para os contribuintes são bastante menores.


Algumas pseudo elites de Santa Maria vivem agarradas a complexos anti feudais e embebedadas com os tempos áureos da aviação civil. Pois é, ao invés de fazerem pela sua terra, escondem-se em cobardes anonimatos e evocam esses tempos de ouro em que os ricos viviam em casas de chapa e os pobres em palhotas de chão térreo, os tempos em que os ratos choravam ao saírem dos armários vazios das casas de Santa Bárbara e Santo Espírito, os tempos em que o ensino teve que ser impulsionado pelos que vieram de fora e tinham que educar os seus filhos e os filhos dos seus companheiros de trabalho. Os tempos em que, uns viviam para dentro do "açucareiro" e os outros para lá entrarem tinham que ter um passaporte.
Santa Maria tem um grave problema populacional para resolver. Tem uma classe baixa bem formada mas ignorante e uma classe média mal formada e igualmente ignorante mas que julga ser culta e informada. Tal como nas outras Ilhas tem pseudo elites complexadas e que pensam sempre pequenino. Muito pequenino.

Sem comentários:

Arquivo do blogue