3 de junho de 2005

FACTOS Nº5

Está nas bancas a partir de agora o nº 5 da revista FACTOS.
Com um interessante trabalho sobre o "golfinho Azul" navio da Açorline com desenvolvimentos sobre as razões dos sucessivos atrasos. Merece ser lido e debatido aqui na Blogosfera.


Governo prepara exclusão do "Golfinho Azul"

A actual concessão do transporte marítimo de passageiros termina em Outubro e o governo regional encontra-se já a preparar um novo concurso público. É para já uma incógnita o tempo que irá a durar a próxima concessão, já que o executivo pretende adquirir quatro novos barcos de transporte de passageiros entre as ilhas, nos quais prevê investir cerca de 50 milhões de euros.
De acordo com o secretário regional da Economia, Duarte Ponte, já foram estabelecidos alguns contactos com diversos estaleiros navais. No entanto, esses navios só deverão estar construídos dentro de dois ou três anos. Até lá uma nova concessão terá de ser atribuída, embora esteja posta de parte a prorrogação do actual contrato com a Açorline, como chegou a ser ponderado há pouco mais de um ano.
A grande prioridade do governo regional no próximo concurso é "iniciar um novo ciclo, de forma a evitar que os problemas do passado se repitam no futuro", disse à FACTOS fonte próxima do processo. "Tudo terá que ser feito para impedir que barcos como o "Golfinho Azul" sejam usados no futuro", assegurou a mesma fonte.
Parece ser assim um dado adquirido a exclusão do navio da AçorLine do próximo concurso público, não restando à empresa, caso concorra, apresentar outra embarcação de transporte de passageiros.
Quanto ao caderno de encargos que vai ser elaborado para o concurso público nada está definido. Segundo fonte próxima do processo, a secretaria regional da Economia "está a estudar várias hipóteses", de modo a que os Açores tenham "um sistema de transporte marítimo de passageiros a sério".

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