25 de julho de 2005

Portugueses de segunda ?

A leitura da notícia acima transcrita suscitou-me algumas reflexões. Na verdade, a Assinatura deste protocolo já esteve prevista para muitas datas, em muitos governos de muitos partidos. O problema é que são só intenções. Eu não me importo de ser aquilo a que alguns chamam português de segunda, expressão com a qual não concordo absolutamente. Mais quero ser Açoriano de primeira.
Essa coisa de andar constantemente a falar de custos de insularidade e de isolamento sem medir convenientemente os prós e os contras dessa mesma condição, não é para mim. Eu gosto de viver numa região ultra periférica, com índices de criminalidade baixos, com tempo para ter tempo, com os jornais a chegarem com 24 horas de atraso. Eu gosto e eu quero que a minha terra mantenha as suas idiossincrasias, não quero Teleféricos nem Avenidas Litorais como no resto da Europa deprimida, nem Cais de Cruzeiros como se projecta para o resto do Portugal decadente. Eu quero as minhas Ilhas potenciando o que possam ter de diferente do resto do mundo, as suas vantagens comparativas, não as quero iguais a qualquer outro lugarejo. Só se vence inovando não copiando.

Sem comentários:

Arquivo do blogue