11 de setembro de 2005

A Ilha dos meus encantos


P1010061, originally uploaded by São Lourenço.

Pego num livro, sigo página a página, fotografia a fotografia. Reconheço cada canto, cada eira, cada fajã, cada fachada como se esta tivesse sido sempre a minha Ilha e não apenas aquela onde escolhi passar grande parte do meu tempo. Sinto-me um Mariense. Não sei se seria capaz de escrever estas linhas sobre a lha e o concelho onde nasci. Santa Maria diz-me quase tudo o que sei de mim. Reconheço-me em cada esquina da Rua da Lomba, em cada atalho de mar, em cada pedaço de barro moldado por mãos gastas e sofridas das crianças de Almagreira.
Subo a Ribeira de Valverde de pedra em pedra contando as sacas de trigo moído entre as mós de um moinho de água levadas ás costas de uma mula abandonada por um mercador.
Corto os matos entre as faias e as urzes de onde tiro a lenha para aquecer o meu corpo cansado nas noites de Inverno. Corto as traves e as vigas de giesta que me hão-de cobrir da chuva e proteger do vento. Desço as encostas até ao mar onde junto as pedras do chão em busca de um pedaço de terra onde plantar uma videira.
Nos prados naturais do Monteiro largo vacas e cabras e bodes e ovelhas e borregos que me darão a carne e o leite para matar a sede e a fome. Sou lavrador, pescador vinhateiro. Sou carpinteiro e lenhador. Comerciante e artesão. À minha volta uma Ilha, pedaço de terra rodeado de mar. Nele, no Mar me lanço em busca de um mundo novo, com a esperança de regressar um dia.

Sem comentários:

Arquivo do blogue