1 de outubro de 2005

Diário de Bordo-Corfú

Post para 29 de Setembro
Corfú-Paleokastritsa
Corfú está longe de ser uma Ilha de sonho, um paraíso na terra. Na verdade, a Ilha é incaracterística, com uma paisagem natural costeira muito bonita, recortada e pincelada pelo verde e azul do mar, mas temos que fazer um esforço enorme para nos abstrairmos da paisagem humanizada para conseguirmos achar alguma graça a esta Ilha.
Aquelas paisagens de folheto de agência de viagens com casinhas alvas em arquitectura mediterrânica, com paredes disformes e janelas pequenas e portas de cores vivas, metidas em pequenos socalcos nas encostas escarpadas, é tudo mentira em Corfú. A arquitectura contemporânea aqui é do pior que se possa imaginar e os bares e esplanadas de praia são tão maus que não existe nada tão mau nos Açores, não são tascas não são esplanadas, não são nada. São uns pequenos bares instalados em construções de alvenaria tipo loja de loiça na beira das estradas algarvias, com avançados de telha de zinco. Numa palavra: Mau.
O banho de mar foi, no entanto, dos melhores que tomei na minha vida, a água é tão límpida que em pé com a água a chegar-me à boca conseguia ver os pés no fundo e distinguir todas as suas pedras de calhau rolado de mármore branco e rosado.
À Velha Cidade de Corfú, plena de comércio e restaurantes pode achar-se alguma graça. Não é destino que valha a pena gastar mais do que as 10 horas que aqui estivemos.

Sem comentários:

Arquivo do blogue