11 de outubro de 2005

Outra análise que importa fazer

Neste post do João Nuno, o Pedro Arruda deixa um comentário que embora oportuno parece querer desculpabilizar o resultado do PS - candidatura em que esteve envolvido - insinuando alguma falta de legitimidade de Berta Cabral pelo facto de ter sido eleita por menos de metade dos eleitores inscritos, com 52% de abstencionistas. Pois bem. Meu caríssimo amigo. A abstenção em Ponta Delgada não foi nem maior nem menor do que o habitual. Na verdade, a Jóia da Coroa - como gostam de lhe chamar - tem registado níveis de abstenção assustadores não só em eleições autárquicas como em Regionais , Legislativas, e Presidenciais isso para não falar do fenómeno abstencionista recorrente nas eleições para o Parlamento europeu que tem ultrapassado a barreira dos 70%.
Certamente já te terás dado conta que em 2001 a abstenção foi de 51,9%, em 1997 de 60,2% em 1993 de 50,4% e em 1989 de 57,4%. Este fenómeno pode ter algumas explicações lógicas e até racionais que em nada têm a ver com o desinteresse da população. Ora vejamos. Grande parte do estudantes que estão no continente não votam, muitos dos residentes de Ponta Delgada vão para fora da ci9dade durante o fim-de-semana e nem todos regressam ao Domingo atempo de votar. Outros ainda, mudaram de residência numa espécie de exodo urbano - muito na moda por estas paragens - e descuidam-se de mudar o respectivo recenseamento.
Por outro lado há ainda a questão da actualização dos cadernos eleitorais que num meio grande se faz sentir mais do que em meios mais pequenos.
Há ainda a referir que na Regionais de 2000, com a vitória de César dada como adquirida, a abstenção em Ponta Delgada foi de 52,7% e em 2004, com a força da coligação, baixou para 48,9% de onde se pode concluir que sob a ameaça de uma força mais forte os socialistas saíram de casa para votarem no seu partido, não fosse o diabo tece-las. Domingo passado, ficaram em casa porque deram como adquirida a vitória de Berta Cabral, perderam por falta de comparência. Se tiveres o cuidado e a paciência de analisar os resultados poderás constatar que nas Freguesias onde a abstenção é maior, Berta Cabral atinge maior percentagem de votos, parece-me bem elucidativo.

Sem comentários:

Arquivo do blogue