26 de dezembro de 2005

Aviões em Santa Maria

Quando se está em Santa Maria e se anda acompanhado por uma câmara fotográfica, inevitavelmente se fotografam aviões. A rolar na pista, a descolar ou simplesmente estacionados na placa, os aviões das mais diversas proveniências e dos mais diversos tipos, estão sempre presentes. Hoje de manhã, por exemplo, pude fotografar dois mini jactos particulares lado a lado na placa, um Airbus A-330-300 da Air Madrid a aterrar e ainda um cargueiro Ilyushin de fabrico Russo que transportou um helicóptero pesado Kamove, também de fabrico Russo, que se destina a participar nas operações de remossão da Carga do CP-Valour encalhado há 10 dias na Fajã da Praia do Norte na Ilha do Faial.
Ilyushin 2
Ilyushin na placa e um private jet a descolar
Fotografar aviões é um hobbie, bastante enraizado na população mariense, como se pode verificar com a visita ao Azoresairphotos. Infelizmente, por razões de segurança, as redes de protecção das pistas e da placa, não permitem grandes alternativas de planos. Embora um grupo de Spoters tenha já contactado a direcção da ANA. SA no sentido de lhe ser facultada uma área de fácil acesso visual para efeitos de fotografar, não houve qualquer abertura daquela entidade que, cada vez mais, está de costas voltadas à população mariense.
Ilyushin
À esquerda o cargueiro Ilyushin, ao centro um A330-300 acabado de aterrar e à direita o Helicóptero pesado Kamove que irá para o Faial e que foi montado no local.
Sempre houve, infelizmente, um divórcio lamentável entre o aeroporto e o resto da Ilha. Talvez por isso, mesmo nos anos áureos da aeronáutica civil em Santa Maria, os que viviam melhor viviam em casas de lata e os que estavam para lá da "portagem", viviam em pobres casas de chão térreo perfumado com caruma de pinheiro.
Hoje, embora aufiram vencimentos muito acima da média da restante população e da maioria da classe politica que tanto criticam, os funcionários das companhias Ana e Nav, salvo raras e honrosas excepções, continuam a viver em bairros sociais, construídos com dinheiro dos nossos impostos e continuam a julgar que são gente.

Sem comentários:

Arquivo do blogue