25 de dezembro de 2005

Património natural a preservar

Barreiro da Faneca 3
O Barreiro da Faneca, é um dos meus locais preferidos para fotografar. Cor, luz e contrastes. Que mais pode querer um "bate chapas".
Nesta manhã de dia de Natal, fiz mais uma incursão pelo Barreiro a dentro. A paisagem desértica entremeada com denso matagal de Urzes faias e incensos salpicados aqui e ali por pinheiros.
Barreiro da Faneca 2
Há algum tempo, numa acção meritória, a delegação do Ambiente da Ilha de Santa Maria procedeu ao corte e monda química de uma espécie infestante que ameaçava o Barreiro, falamos do Pica rato. Contudo, essa limpeza apenas foi efectuada nas áreas mais visitadas do local, nas recônditas raias do mesmo, tudo está como dantes. Alem disso, a grande maioria dos detritos da referida limpeza ficaram largados ali mesmo, em pequenos montes, o que em conjunto com a caruma do pinheiro vai criando húmus pleno de nutrientes que permite o desenvolvimento rápido de infestantes com o incenso e a acácia.
Barreiro da Faneca 1
Talvez fosse tempo de olhar o Barreiro da Faneca como um bom exemplo do património natural das nossas Ilhas, onde vale a pena investir para preservar.
Post scriptum: O Foguetabraze completa hoje 36 meses.

Sem comentários:

Arquivo do blogue