13 de dezembro de 2005

É tudo uma questão de altura...

Santa Maria está a assistir ao crescer de uma nova infra-estrutura desportiva que foi considerada pela Autarquia como uma obra de importância relevante para o desenvolvimento sócio-cultural da Ilha mais a oriente dos Açores. Eu diria que é uma obra de regime, mas essa é, obviamente, a minha e minoritária opinião.
Nesta "Ilha da Coesão", onde se deixou degradar um ginásio de enorme valor arquitectónico ao ponto de ter que ser demolido e no lugar do qual se construiu uma armazém de chapa onde se treinam e jogam algumas modalidades. Nesta Ilha que tem um Ginásio integrado numa EBI e onde se têm realizado jogos do campeonato nacional de Andebol, faltava uma infra-estrutura de grandes dimensões para lançar em ano de eleições. Então, vai dai, inventa-se a necessidade de um parque desportivo. Será de somenos importância lembrar que se vai construir um novo campo de futebol, numa Ilha onde, há anos a esta parte, desapareceu o futebol federado. Já sei! Não é preciso dizer! É o novo campo que vai fazer ressurgir o futebol na Ilha. Admito.
Mas grave não é fazer-se uma obra de regime que hipoteca as finanças da autarquia para os próximos 3 a 4 anos, impossibilitando o novo executivo camarário de fazer seja o que for mais. Até compreendo, já que, havia que aproveitar este Quadro Comunitário de Apoio que está a chegar ao fim.
Grave mesmo é o facto do pavilhão coberto que está em fase de acabamentos não ter a altura regulamentar para receber jogos oficiais na disciplina de voleibol. Cabe na cabeça de alguém construir-se um pavilhão, de raiz, em pleno século XXI, que vai custar uns milhões de euros e onde não se possam fazer eventos oficiais numa disciplina com tradições nas nossas Ilhas, como é o voleibol? Coube na cabeça dos projectistas, do dono da obra e da empresa que a fiscalizou. É tudo uma questão de altura. De falta de políticos à altura de governarem os dinheiros públicos.
Cito um experiente político da nossa Praça: "O dinheiro na mão de certos autarcas é pior que droga na mão de traficantes". Isso para logo me lembrar de citar pela enessima vez um conhecido blogger da nossa praça."Merecíamos políticos melhores".

Sem comentários:

Arquivo do blogue