6 de abril de 2006

A saga do transporte maritimo de passageiros, ou como se pode chegar à demissão de um Secretário


Bonanza Express, originally uploaded by corsario.

Depois de acabar de ver o programa de ontem e de revisitar o espaço de comentários do último "post" que fiz sobre as confusões com o transporte maritimo de passageiros e reparar que tinha 75 comentários, o que já não acontecia desde a última vez que o Ezequiel se pegou com o Edgardo, lembrei-me de deixar mais algumas considerações no ar sobre o assunto.
Lembram-se das notícias sobre os navios que a Região vai comprar através da instrumental Atlanticoline SA? Claro que se lembram, mas já não se fala nisso. São quatro navios, um de 90 metros para servir as Ilhas todas, um de 60 metros para servir Angra do Heroísmo (dedo de Sérginho?) e dois de cinquenta metros para a Transmaçor substituir os Cruzeiros do Canal e das Ilhas. Está tudo no segredo dos gabinetes mas constou-me que ainda nem existem projectos o que atira lá para as calendas gregas a conclusão deste processo. Isso explica, pelo menos uma coisa. Explica o facto da Transmaçor ter adquirido dois navios que era suposto só servirem para um contrato de 3 anos (2+1), é que o atraso na construção dos navios da Atlanticoline, irá permitir prorrogar, quiçá indefinidamente, os contratos com a Transmaçor e assim viabilizar a compra dos navios.

A única coisa que se sabe é que um deles tem que ter 60 metros, ou seja é um navio que não servirá para a "ponta de um corno" e isso só porque alguém se lembrou que além da Praia da Vitória, Angra também tinha que ser tocada pelo serviço. Eu até acho muito bem e até acho que deviam fazer um outro navio à medida do porto de São Mateus e mais um para os Biscoitos e outro para o Porto Martins.

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