4 de maio de 2006

80 Euros ...

...é quanto custa, em média, aos nossos impostos cada passageiro transportado por via marítima. Sim, 80 euros dos nossos impostos mais o que o passageiro paga isso sem entrar em linha de conta com os bilhetes comprados pela segurança social e pelo sistema do cartão interjovem.
Ora, para mim, basta-me o seguinte raciocínio se fossem injectados na SATA-Air Açores esses oitenta euros por passageiro transportado quanto custariam os bilhetes de avião.
Por exemplo um Terceira/Ponta Delgada/Terceira poderia passar de 152 euros para 72. Mesmo que a Sata não reduzisse os 80 euros em bilhete e se ficasse por exemplo por 62euros, poderia vender este trajecto a 90 euros o que ainda era mais barato do que o passageiro viajar de barco poupando assim cerca de 14 horas perdidas em viagem.
Bem sei que isso são contas economicistas cá à minha maneira. Outros perguntarão, e o carro? Bem, essa ainda é uma história mais longa e mais bizarra. O custo do transporte de uma viatura inter-ilhas é muito próximo do custo do aluguer da mesma por um período de três a cinco dias (duração média das viagens) com a agravante que o aluguer faz economia nas Ilhas receptoras, o transporte, ao invés faz com que as pessoas levem compras feitas da ilha de origem penalizando os frágeis mercados das ilhas mais pequenas. Isso agora já não sou eu a ser economicista, é economia mesmo, coisa que o Secretário da tutela não sabe bem o que é. Tem umas luzes vá lá.
Tudo isso se agrava quando pegamos num exemplo mais gritante como o trajecto São Miguel/Santa Maria /São Miguel. Se diminuirmos aos 111,18 euros do bilhete de avião os 80 do custo que o governo tem com o transporte marítimo de passageiros, ficamos com 31 euros. Ora se a SATA vender esse trajecto a 45 euros que é o quanto custa o bilhete de barco, a Região ainda poupa aos nossos impostos cerca de 14 euros e o passageiro em vez de perder 5 horas perde 20 minutos. Dir-me-ão que não há capacidade para transportar tanta gente nos dias de grande procura como por exemplo na semana do rali ou da Maré de Agosto. Direi que basta fazer contas e concluir que a duração de uma viagem de barco permite fazer seis de avião, todos chegarão ao seu destino sem atropelos, sem excesso de compras feitas no Modelo, sem as churrasqueiras e os frangos temperados nas caixas plásticas, passarão a comprar mais em Santa Maria e a assim fazer mais pela economia da Ilha. Mas isso sou só eu que penso assim, o resto da gente está embevecida com o transporte marítimo de passageiros, a granel, inter-ilhas.

Sem comentários:

Arquivo do blogue