31 de julho de 2006

Savana Açoriana

Em África, as planícies de prados naturais de capim africano chamam-se Savanas, quase todas povoadas por espécies selvagens, a savana é um dos habitats naturais mais completo já que permite o desenvolvimente e reprodução de inúmeras espécies. Em raros casos, a savana é utilizada na pastoricia. Contudo, em Moçambique e no Zimbabwe fora feitas inúmeras tentativas de desenvolver sistemas agricolas. Quase todos faliram ou por causa da guerra ou por questões relacionadas com os transportes e o mercado.
Essas mesmas planícies, na América do Norte são chamadas Pradarias onde no velho Oeste cowboys manejavam com peculiar destreza laços de corda para lidar os animais e onde caçadores de peles faziam as mais lucrativas caçadas de Búfalos. Hoje são campos de trigo ou reservas de indios e bufalos.
Na Argentina são conhecidas por Pampas, povoadas por vacas de carne, hoje de raça Hereford, foi nessas planícies da América do Sul que nasceram os gaúchos, tratadores de vacas cujo maneio fazem utilizando, habilmente, cordas de tamanho variável mas quase sempre pequenas com bolas de madeira nas extremidades e que lançadas, com destreza, às mãos dos bois os imobilizam completamente.
Vem este post a propósito de um comentário do André Bradford no post de baixo. Na verdade, salvaguardando as devidas dimensões, a zona de pene-planície da costa sul da Ilha de Santa Maria, feita de prados naturais de festuca jubata e lolium perene, só não tem cowboys ou gaúchos. Aqui o maneio do gado é feito com arame farpado e postes de madeira. O que não há dúvida é que, no verão, esta paisagem se transforma numa imensa planície africana.

Savana Açoriana

Sem comentários:

Arquivo do blogue