27 de julho de 2006

Uma plataforma logistica no Atlântico.


A safra do atum registou os níveis de captura mais baixos de sempre. Custa tanto ter razão antes do tempo. Há 7 anos que eu disse, publicamente, que a pesca do atum nos mares dos Açores já tinha dado o que tinha para dar. Não fora o Governo Regional o principal credor da maioria das embarcações e já toda a frota estaria parada. Resta a solução menos politicamente correcta, abater as embarcações e reformar as tripulações ou reintegra-las em sistemas de pesca onde há falta de mão-de-obra.
À indústria conserveira sobra a esperança de que, no mercado internacional, o peixe mantenha preços e qualidade que permitam a sua importação sem que a conserva de origem regional perca a qualidade desejável.
Não é pecado transformar a Região num entreposto de "depotaje", pelo contrário, se podermos comprar produtos a baixo preço no mercado internacional e lhe dermos um cunho próprio e com isso alcançarmos valor acrescentado, só estamos a contribuir para nos afirmarmos e nos defendermos do processo inevitável que é a globalização da economia.

Sem comentários:

Arquivo do blogue