25 de novembro de 2006

25 de Novembro sem máscaras.

Hoje importa lembrar e lembrarei enquanto forças tiver, a madrugada de 25 de Novembro de 1975, o "Grupo dos 9" e esse grande vulto da democracia portuguesa que deu e dará pelo nome de Ernesto Melo Antunes.
Hoje, há 31 anos, Portugal foi libertado definitivamente da ameaça de implementação de uma ditadura comunista. Hoje, há 31 anos consolidou-se a democracia que, em 25 de Abril do ano anterior tinha dado os seus primeiros e ténues passos.
Hoje, o dia passará sem cravos, sem paradas, sem sessões oficiais. Porque hoje, a gente não se lembra da "Ocidental Praia" dos COPCON, do episódio do Campo Pequeno, dos assaltos às sedes do CDS.
A esquerda, desculpem a "esquerdalha", esse grupelho de aruaceiros disfarçados de Armani e que se passeiam pelos salões em busca de um lugar na "manjedoira" da democracia, até se empenha na preservação da memória da PIDE. Contudo, qual manada de toiros enraivecidos olvida, perigosamente, o dia em que, pela primeira vez, se colocou lastro nesse navio ainda leve e mal lastrado que é o Portugal moderno e democrático.
Que mais não seja para prestar a minha mais do que humilde homenagem ao "Sonhador pragmático", aqui fica o registo de que este dia existiu e fez perdurar a democracia em Portugal.

Sem comentários:

Arquivo do blogue