26 de fevereiro de 2007

À procura de um texto

Quando a gente não tem o que dizer, vai à procura de qualquer coisa nos blogues da outra gente. Assim, a gente faz um link, uma frase bonita, bem esgalhada, plena de verdades e pronto. Faz da posta alheia posta sua. Sem plágio, simples copiar e colar com ligação feita para identificar o autor.
As ligações entre textos de diferentes blogues são importantes para a criação de redes de influência na Blogosfera. Mas também é verdade que o blogger que linka muito é porque tem poucas ideias ou poucas opiniões próprias.
Quando se escreve opinião, precisa-se de um mote a partir do qual se esboça uma ideia com base em um ou mais conceitos e o resto é "palha". A criatividade na escrita de opinião, tal como outra qualquer coisa, treina-se. Para além do treino da inspiração e da busca do mote, é importante começar qualquer coisa, mesmo que não se saiba bem o que vai sair dali, importa dar um passo, neste caso umas dedadas no teclado. Depois, as coisas vão fluindo e tal como dos primeiros rabiscos do arquitecto sai o primeiro esboço de uma obra-prima, é das primeiras frases que pode sair um grande texto. Quando a gente não tem o que dizer vai à procura.

Sem comentários:

Arquivo do blogue