15 de agosto de 2007

Dia Santo é dia de cozinha

Coq au Vin
Cozinhar é uma das actividades que desenvolvo nos meus tempos livres. De todas é a mais apreciada pelos meus amigos e família. Quando estou em São Lourenço, há pratos que são obrigatórios. Uma vez que venho para cá num misto de trabalho e férias, é aos fins-de-semana e feriados que a cozinha recebe a minha visita. Hoje, preparei, , para a gente toda, um Coq au Vin. Uma receita ancestral que fui alterando com um toque aqui outro acolá e que é sempre muito apreciada pelos comensais.
Receita
Parta uma galinha gorda (de preferência frango do campo ou um galo caseiro) em pequenos pedaços. Ponha tudo de molho em vinho tinto, atenção que o vinho tem que ter uma qualidade mínima, uma cabeça de alho esmagado e uma colher de sobremesa de pimenta preta triturada no almofariz junte-lhe uma pitada de sal grosso. Deixe a galinha a marinar pelo menos 4 horas, eu deixo sempre pelo menos 12.
Frite a galinha, numa caçarola, em pouco azeite de forma a retirar-lhe toda a gordura. Frite ainda 250 gr de bacon cortado em cubos generosos e uma dúzia de cebolinhas de curtume pequenas.
Junte tudo com o vinho que sobrou num alguidar de barro e leve ao forno durante 1 hora. Sirva com arroz branco bem solto ou um arroz frito com legumes.

Sem comentários:

Arquivo do blogue