13 de novembro de 2007

E se a gente acredita?

E se a moda pega
Mentiria se dissesse que não fico contente com noticias como a da passada semana sobre a classificação que a National Geographic Traveler fez das nossas Ilhas. Dizem-me que está tudo comprado. Eu não sei se foi ou se não foi tudo comprado. Contudo, se foi um artigo comprado pelo Governo Regional, então foi muito bem comprado e dinheiro muito bem empregue. Se foi a própria agência que se auto regulou para ver se consegue vender um novo destino. Então também fico contente na mesma.
Acontece porém que estamos perante clara e inequívoca publicidade enganosa. Todos sabemos dos resultados catastróficos que podem ter campanhas publicitárias que assentem num produto que não corresponde minimamente.
Mas, mais grave ainda, é a propaganda que o Governo Regional e os seus mais diversos apoiantes e assalariados andaram a fazer sobre o tal artigo numa tentativa de capitalizar votos e simpatias. Essa embalagem levou mesmo a Secretária Regional do Ambiente à Lua e a afirmar ir fazer dos Açores o melhor destino de turismo ambiental do Mundo. Imagine-se.
Nunca é demais repetir, porque nunca é demais insistir na verdade. Os Açores não são um paraíso ambiental e estão longe de o ser.
Atente-se ao perigo destes discursos. Imaginemos que o nosso Povo que até acha que faz tudo bem feito, acredita no que dizem os políticos e as revistas. Vão ficar convencidos que têm andado a fazer tudo bem feito nos últimos anos, quando, na verdade, têm andado a fazer tudo mal feito.
O problema não está naquilo que dizem os políticos. O problema está na gente com falta de filtros e que acredita em tudo o que ouve.
Um post escrito a voo para a Horta em busca de um Povo sofisticado e de um paraiso ambiental. Mas, já sem esperança de os encontrar.

Sem comentários:

Arquivo do blogue