21 de novembro de 2007

Pesca sem Natal e Natal sem Peixe.

'
A grande maioria da frota pesqueira Açoriana poderá ter que parar a sua actividade e consequentemente as lotas dos Açores, já a partir desta semana e até ao final do ano. Em causa está a ultrapassagem da quota de duas das espécies entre as quais uma (Alfonsim) é das mais capturadas nos nossos mares. Embora se saiba desde 2004 que esta quota nacional de cerca de 5000 toneladas existe, a tutela nunca tratou de informar os armadores do andamento das capturas, não tomou qualquer medida de gestão desse recurso e dessa quota e foi apanhada agora de surpresa com uma ordem da República para suspender a venda em lota das espécies Alfonsim e Imperador.
A maioria das embarcações, para não ter que parar numa altura em que o pescado atinge os melhores preços médios do ano, poderá optar por continuar as pescarias, devolvendo ao mar todo o Alfonsim capturado do qual uma larga maioria não sobreviverá.
Entretanto, o Governo dos Açores, sabendo de tudo isso, tem aprovadas cerca de 60 novas construções de embarcações de pesca local e costeira.
Pergunto eu que não percebo nada disso. O que é que essa gente toda vai pescar?

Sem comentários:

Arquivo do blogue