23 de agosto de 2008

Por estes dias...

Ponta de Malbusca
Todos os caminhos vão dar à Praia Formosa. Isso quer dizer que há outros caminhos que ficam mais livres, mais sadios e mais agradáveis de percorrer. Agosto é o mês de todos os acontecimentos nesta Ilha que foi de Frei Gonçalo Velho Cabral. Já na próxima semana se nota menos gente por aqui, menos negócio, menos trânsito, muito menos lixo, menos barulho e muito mais qualidade de vida. Porém, este movimento faz muita falta ao comércio e indústria da Ilha, e constitui um importante incremento na protecção dos níveis de desemprego que, aqui, são bem menores do que em outras Ilhas dos Açores.
Importa, no entanto, repensar a nossa forma de receber e de “vender” a Ilha. O turismo que temos tido nos últimos anos é, essencialmente oriundo de São Miguel. Isso não é absolutamente mau. Contudo, a grande maioria que para cá vem, é de muito baixo nível, baixo poder de compra e má formação cívica. Para trazer mais qualidade e mais poder de comprar, é preciso oferecer melhores serviços. Grande parte desse trabalho tem que ser feito pelo sector privado e sem amadorismos.
Essa necessidade de melhorar a qualidade dos que nos visitam, obriga as autoridades marienses a fazerem um esforço superlativo nestes dias, por exemplo em termos de recolha de lixo e limpeza das vias municipais a Câmara deveria ser mais eficiente, ou menos deficiente, neste caso. O mesmo deveria fazer a Secretaria da Habitação e Equipamentos naquelas vias que são da sua tutela.
Não faz sentido manter a recolha de lixo doméstico às segundas Quartas e Sextas, durante o mês de Agosto. Na verdade, essa recolha deveria ser diária. O pagamento de horas extraordinárias aos funcionários da Câmara Municipal para efectuarem essa recolha diária seria dinheiro muito mais bem empregue do que qualquer concerto dos 4 Taste.

Sem comentários:

Arquivo do blogue