31 de outubro de 2008

Dizem que é em nome da cultura.


Fotografia honestamente roubada do Blogue Santa Maria
O Atlântida Cine, também conhecido por Cinema do Aeroporto vai ser demolido para dar lugar a uma estrutura similar com cerca de 130 lugares sentados e muitas valências. Isso é o que eles dizem.
O Atlântida Cine, num país que preze as suas memórias e a sua cultura recente, nunca seria destruído. Mas estes “labregos” que tomaram conta da nossa terra destroem tudo o que possa lembrar períodos mais esplendorosos do que este momento de “treta” em que nos encontramos.
O Atlântida Cine. Depois da destruição do Ginásio, é o último exemplar da arquitectura de madeira efectuada pelos Americanos em Santa Maria no tempo da II Guerra Mundial. Toda a Zona do Aeroporto de Santa Maria deveria ter sido preservada e seria hoje, certamente, um grande pólo de atracção turística e motivo de visita guiada. Ao invés, as autoridades aeroportuárias, como beneplácito e até ajuda dos governantes regionais e locais, foram, sistematicamente destruindo o pouco que por aqui havia. Nem as valências vão sendo substituídas nem as novas obras têm qualquer valor estético. São disso exemplo. A pobreza estética da Igreja que deu lugar à que incendiou, o péssimo exemplo do novo ginásio do Clube ANA que não passa de um armazém, o tristíssimo exemplo do Bairro da NAV cuja inestética nem se equipara ao mais pobre bairro social de Rabo de Peixe.

1 comentário:

Anita e Miguel disse...

Mas o actual não tem capacidade para 500 pessoas?...

Arquivo do blogue