25 de novembro de 2009

A contra-revolução esquecida.

Imprensa e instituições deixam passar o 25 de Novembro sem qualquer referência. Valha-nos a blogosfera.
Passam, este ano, 10 anos sobre a morte do “Sonhador Pragmático”. Na verdade, é ao papel desempenhado por Ernesto Melo Antunes no seio do chamado grupo dos nove que se deve a teorização do contra-golpe militar que, liderado por Ramalho Eanes com o apoio de Jaime Neves e dos seus Comandos, havia de libertar Portugal da tendência de esquerda radical do MFA que pretendia fazer do país uma "Cuba da Europa".
A Imprensa diária de referência em Portugal, pelo menos nas suas edições on-line (únicas a que aqui nos Açores temos acesso a esta hora da manhã), nada diz sobre a efeméride. Até a depressão de uma macaca africana merece honras de primeira página no Diário de Notícias, o JN prefere gastar o seu espaço mais nobre com uma notícia sobre a vacinação de pais natais (sempre escrevi o plural de Pai Natal/pais natal) com a vacina da mais recente obsessão da humanidade, a gripe H1N1. O Público tem quase as mesmas notícias dque tinha ontem.
Sobre o 25 de Novembro, nem uma nota de fundo de página..
Parafraseando Rousseau, a utilização que (o Povo) faz dos escassos momentos de liberdade de que goza mostra bem que merece perdê-los

Sem comentários:

Arquivo do blogue