2 de novembro de 2009

Poesia Ingénua.

Açores

Viagem espectacular
Este passeio aos Açores
Com hortenses de encantar
Bem bonitas as flores

Saímos de manhãzinha
Toda a gente madrugou
Foi o meu baptismo de voo
Subi aquela escadinha
E depois já sentadinha
Eu comecei a rezar
Meu coração a apertar
Lá fui naquele avião
Viagem espectacular

Lá chegamos à Terceira
uma ilha maravilhosa
Era um sonho cor-de-rosa
Que eu tinha desde solteira
Com companheiros à maneira
Foram todos uns amores
Fiquei a dever favores
Pois foi tudo muito querido
Ajudando o meu marido
Neste passeio aos Açores

Chegamos ao Pico à tardinha
Ao nome não era alheia
Pois chamam à minha aldeia
Esse nome, por gracinha
Vimos as curraletas e a vinha
E continuando a passear
As vaquinhas a pastar
Viam-se por todos os lados
E aqueles grandes valados
Com hortenses de encantar

Depois S. Jorge e o Faial
A seguir Ponta Delgada
Uma princesa encantada
S. Miguel a capital
O cozido tradicional
Seus magníficos sabores
Fomos visitar uns senhores
Uns amigos cá da terra
A nossa visita encerra
Bem bonitas as flores

Maria do Monte
(Uma septuagenária que se auto classifica de repentista, de Ferreira do Alentejo, mulher e mãe de agricultores, visitou por uma vez os Açores, há algum tempo, e ainda hoje diz de memória estes versos).

Sem comentários:

Arquivo do blogue