18 de abril de 2012

Antero, o Santo Antero!






 Nasceu em Ponta Delgada a 18 de Abril de 1842.
Antero, poeta, filósofo, humanista faz parte da geração de intelectuais que mudou este pais e a Europa nos finais de XIX na viragem para o século XX (Antero morreu ainda em XIX mas deixou a sua influência em todo o movimento). Da chamada geração de 70, da Questão Coimbrã, seguidor de Proudhon. Antero de quem Eça disse ser um dia ser  “um académico revolucionário e racionalista” representa toda uma geração que fez por mudar Portugal numa época em que,  em muito, se assemelha ao que vivemos hoje.  Uma acentuada crise económica e social com a máquina do Estado entregue a oportunistas usurpadores e um Povo sacrificado para sustentar uma minoria bem instalada.
 O Google hoje oferece-nos uma muito agradável surpresa.

3 comentários:

Nuno Barata disse...

Não havia melhor maneira de retomar a escrita neste meu diário.

MILHAFRE disse...

Realmente foi um excelente motivo para o Sr. Nuno regressar à escrita e à sua intervenção social, por intermédio do seu blogue que sempre foi uma referência na blogosfera açoriana, quer pelo seu pioneirismo, quer pela acutilância das suas análises.

Também fiquei visivelmente agradado pela lembrança que a Google Portugal fez no 170º Aniversário de Antero de Quental, certamente um dos nossos Maiores, nascido nestas ilhas abençoadas por Deus.

Também nós destacámos no «Azores Forever» esta importante efeméride.

Bom regresso e as minhas felicitações.

Saudações Açorianas,

Paranoiasnfm disse...

Foi uma agradável surpresa, sem dúvida! :)

Arquivo do blogue