23 de dezembro de 2016

Entrega

Ontem tive o privilégio doloroso de poder acompanhar o Monsenhor Augusto Cabral ( O Senhor Padre Augusto como é conhecido cá em casa) à sua última morada.
Aprendi, ao longo da vida a conhecer melhor este Homem a quem Deus iluminou para que fosse pastor do seu rebanho, culto, estudioso e grande percursor do ensino da fé e religião católicas, de fino recorte humorístico e de inoxidável fé e dedicação ao Senhor Santo Cristo dos Milagres pelas mãos do Senhor Padre Augusto passaram inúmeras gerações de rapazes e raparigas, leigos, seminaristas, catequistas e missionários que das suas sábias palavras beberam o conhecimento que tornou inabalável a sua fé em Cristo. 
Neste Natal que estamos vivendo gostaria de vos recordar a forma de estar perante os outros e perante Deus que o Senhor Padre Augusto nos transmitiu, pelos ensinamentos da catequese onde era exímio pedagogo, pelas suas homilias eloquentes mas pragmáticas que nos calavam fundo mas, sobretudo, pela sua entrega aos Homens por mão de Deus. Saibamos, neste Natal,  cada um de nós dar mais um pouco de si próprio ao próximo e entregar-se ao serviço de Deus que, certamente, todos termos um Natal Santo e Feliz. Demos graças pelo nascimento do menino. Não esqueçamos jamais, entre o consumismo da espuma dos dias, que este é o momento em que Deus em Jesus Cristo se solidarizou com os Homens sobretudo com aqueles que mais necessitam, com os mais pobres, com os mais doentes, com os mais oprimidos, com os marginalizados e façamos dos nossos dias, todos os dias, um dia de Natal seguindo o exemplo do Senhor Padre Augusto e de tantos outros, entregando-nos a Deus pelos Homens.
Cantemos como os Anjos cantaram naquele Natal de há mais de dois mil anos:
“Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por Ele amados”.


A todos desejo um Santo Natal e a esperança de que 2017 nos traga mais alegrias e graças e nos disponha a nos disponibilizarmos mais ainda ao serviço dos desígnios da palavra do Senhor.

Texto remetido como mensagem de Santo natal aos Irmãos Romeiros do Rancho de Santa Clara.

Sem comentários:

Arquivo do blogue